anuncio_recanto-do-sertão
anuncio_gnet
anuncio_forno-de-barro
anuncio_baratãodoaçõ
Banner
Home / Notícias Sociais / CAPACITAÇÃO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

CAPACITAÇÃO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

O Clube de Cardiopediatria do Rio Grande do Norte, entidade vinculada ao curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, através dos seus membros discentes Marcos Vinícius e Maria Daniela, realizou na sexta-feira, 14 de julho, no Hospital e Maternidade Joaquina Queiroz uma capacitação sobre o teste de triagem neonatal de oximetria de pulso, o Teste do Coraçãozinho, tendo como público alvo os profissionais de enfermagem da supracitada maternidade.

01

O objetivo da capacitação foi dar suporte para a implantação desse teste de triagem na Joaquina Queiroz. Vale salientar que esse teste tem sua realização obrigatória desde 2014 em todas as maternidades do país, antes da alta do neonato. O Teste do Coraçãozinho é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas. Considerando-se que a incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2/1000 bebês nascidos vivos, e que se tratam de cardiopatias que necessitam, na maioria das vezes, de intervenção e tratamento imediatos, podemos perceber o quanto esse teste pode contribuir para salvar vidas.

02

A “oximetria de pulso” deve ser realizada após as primeiras 24 horas de vida, e antes da alta hospitalar, utilizando um sensor externo (oxímetro), conforme parecer científico da Sociedade Brasileira de Pediatria. O Teste do Coraçãozinho é indolor, não invasivo e com um custo muitíssimo baixo, já que exige apenas a utilização de um aparelho denominado “oxímetro”. É de extrema importância realizar esse teste pois se não forem detectadas, algumas cardiopatias congênitas podem causar problemas graves ou mesmo levar à morte. O diagnóstico e o tratamento precoces, são fundamentais para preservar a vida dos bebês que nascem com essa condição.

03

Sobre Marcos Almeida

Marcos Almeida

Veja também!

curiculum

CURRÍCULO TRADICIONAL VAI SUMIR. VEJA MODELO QUE SERÁ MAIS USADO

As transformações em curso no mercado de trabalho chegam – com certo atraso diriam recrutadores …