anuncio_recanto-do-sertão
anuncio_gnet
anuncio_forno-de-barro
anuncio_baratãodoaçõ
Home / Notícias Sociais / CAPACITAÇÃO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

CAPACITAÇÃO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

O Clube de Cardiopediatria do Rio Grande do Norte, entidade vinculada ao curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, através dos seus membros discentes Marcos Vinícius e Maria Daniela, realizou na sexta-feira, 14 de julho, no Hospital e Maternidade Joaquina Queiroz uma capacitação sobre o teste de triagem neonatal de oximetria de pulso, o Teste do Coraçãozinho, tendo como público alvo os profissionais de enfermagem da supracitada maternidade.

01

O objetivo da capacitação foi dar suporte para a implantação desse teste de triagem na Joaquina Queiroz. Vale salientar que esse teste tem sua realização obrigatória desde 2014 em todas as maternidades do país, antes da alta do neonato. O Teste do Coraçãozinho é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas. Considerando-se que a incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2/1000 bebês nascidos vivos, e que se tratam de cardiopatias que necessitam, na maioria das vezes, de intervenção e tratamento imediatos, podemos perceber o quanto esse teste pode contribuir para salvar vidas.

02

A “oximetria de pulso” deve ser realizada após as primeiras 24 horas de vida, e antes da alta hospitalar, utilizando um sensor externo (oxímetro), conforme parecer científico da Sociedade Brasileira de Pediatria. O Teste do Coraçãozinho é indolor, não invasivo e com um custo muitíssimo baixo, já que exige apenas a utilização de um aparelho denominado “oxímetro”. É de extrema importância realizar esse teste pois se não forem detectadas, algumas cardiopatias congênitas podem causar problemas graves ou mesmo levar à morte. O diagnóstico e o tratamento precoces, são fundamentais para preservar a vida dos bebês que nascem com essa condição.

03

Sobre Marcos Almeida

Marcos Almeida

Veja também!

violen-cia

VIOLÊNCIA

Final de semana marcado por violência no Alto Oeste e em todo o estado do …