anuncio_recanto-do-sertão
anuncio_gnet
anuncio_forno-de-barro
anuncio_baratãodoaçõ
Banner
Home / Notícias Sociais / PGR DENUNCIA JAIR BOLSONARO POR RACISMO

PGR DENUNCIA JAIR BOLSONARO POR RACISMO

A Procuradoria Geral da República apresentou denúncia contra o pré-candidato à presidencia Jair Bolsonaro (PSL-RJ). O deputado federal é acusado de racismo. O também deputado Eduardo Bolsonaro, seu filho, também foi denunciado – nesse caso, por ter ameaçado um jornalista.

Em abril do ano passado, Bolsonaro disparou impropérios contra negros e quilombolas. Em palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, o pré-candidato à presidência disse que, se depender dele, indígenas e quilombolas não terão suas reservas demarcadas.

O agravante, contudo, foi a declaração subsequente: “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles”, comentou com certo tom jocoso.

 

bolsonaro

Na denúncia, Raquel Dodge, procuradora-geral da República, destacou que o deputado federal tratou os quilombolas como ‘animais’ ao utilizar a palavra “arroba”. Além disso, pontou que o comportamento de Bolsonaro viola a Constituição e, por se tratar de um parlamentar, a atitude é ainda pior, considerando-a “inaceitável”.

“Estas manifestações feitas pelo acusado, de incitação a comportamento e sentimento xenobófico, reforça atitudes de violência e discriminação que são vedadas pela Constituição e pela lei penal”, destacou a PGR. Ela quer que o presidenciável pague R$ 400 mil. Vale frisar que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão e multa.

Já o filho de Bolsonaro, Eduardo, foi denunciado por ameaças que teria feito a um jornalista. Ele teria usado palavras de baixo calão. Questionado se estava fazendo ameaças, o parlamentar disparou: “Entenda como quiser”.
*Jornal do Brasil

Sobre Marcos Almeida

Marcos Almeida

Veja também!

Fest-gast

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MARTINS

Ocorrerá dias 20, 21 e 22 de Julho, o Festival Gastronômico de Martins. O evento …