Com as recentes movimentações de representantes do Instituto Nacional do Seguro Social, com frequentes reuniões com autoridades do Governo Federal para melhoria do funcionamento da autarquia, cresce a expectativa pela autorização de um novo concurso INSS.
No entanto, será que ainda é possível que um aval saia ainda em 2022? Quais os fatores que podem favorecer uma nova seleção para o instituto? Por que a demora nos trâmites para um novo concurso?
Até o momento o que se tem são muitas perguntas e poucas respostas. Porém, é possível observar os acontecimentos e tirar algumas conclusões sobre o assunto.
A realidade é que o Instituto Nacional do Seguro Social está a poucos passos de ter uma definição sobre uma nova seleção. Isso porque, a cobrança por um novo concurso está cada vez mais latente.
Representantes seguem negociando e tentando uma alternativa para que as reivindicações sejam atendidas, entre elas está a realização de um novo concurso INSS. A última seleção para cargos efetivos foi realizada em 2015.
Embora ainda não haja um aval oficial, o fato de o Governo Federal sentar à mesa com representantes do INSS para debater melhorias, entre elas a necessidade de um novo concurso INSS, pode ser um indício de que os trâmites já estão em pauta.
Em fevereiro, a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) teve reuniões com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. O objetivo dos trabalhadores era receber um posicionamento detalhado do Governo sobre as reinvindicações da carreira, que exige também concurso para a área.
Já na última semana, uma nova paralisação das atividades do INSS ocorreu. Desta vez, a decisão foi da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Entre as cobranças estavam a realização do concurso INSS para cargos de níveis médio e superior, além de melhorias para os servidores.
No mesmo dia da paralisação ocorreu um novo encontro com o ministro do Trabalho e Previdência, em Brasília, que, segundo João Torquato, representante do Consórcio de Sindicatos do Seguro e da Seguridade Social filiados à CUT, o chefe da pasta que administra o INSS deu uma previsão de até o próximo dia 22 informar se concurso INSS acontecerá ou não em 2022.
Portanto, a pressão da categoria, argumentando às dificuldades da autarquia em realizar os serviços nas condições atuais, pode favorecer em uma resposta positiva sobre o pedido de concurso feito em maio de 2021.