Sexta-feira , Setembro 13 2024
decora_publicidade
decora_publicidade
publicidade_reunidas-01
anuncio_baratãodoaçõ
anuncio_forno-de-barro
anuncio_reunidas

CONSELHO DE MEDICINA INVESTIGA VAZAMENTO DE DADOS DE DONA MARISA NO SÍRIO-LIBANES

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) instaurou uma nova sindicância para apurar a divulgação de dados sigilosos do diagnóstico da ex-primeira-dama dona Marisa Letícia, horas depois de sua internação.

Conforme mostrou nesta quinta-feira o site do GLOBO, a médica reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, estava no pronto-socorro do Sírio-Libanês no momento do atendimento à ex-primeira dama e confirmou em um grupo de whatsapp de antigos colegas de faculdade detalhes do Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido pela paciente.

De acordo com o Código de Ética Médica, profissionais de saúde não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários de pacientes. A médica foi demitida do pronto-socorro do hospital.

“O exercício da medicina deve respeitar e preservar todos os aspectos do doente: físico, emocional e moral, transcendendo tabus, crenças e preconceitos, em nome da fidelidade ao compromisso de tratar e cuidar de todos, sem qualquer distinção”, escreveu a direção do Cremesp em nota pública divulgada à imprensa.

No dia da internação de Marisa, um médico que atua fora do Sírio Libanês foi o primeiro a enviar informações sobre o diagnóstico de dona Marisa no grupo “MED IX”, que reúne alunos formados em medicina em 2009 na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

sirio-libanes

Pedro Paulo de Souza Filho postou imagens de uma tomografia atribuída a dona Marisa Letícia, acompanhada de detalhes que foram confirmados, em seguida, por Gabriela. Os dados foram compartilhados por Pedro Paulo a partir de um outro grupo de médicos, intitulado “PS Engenho 3”, e atribuídos ao cardiologista Ademar Poltronieri Filho.

Na nota oficial, a direção do Cremesp lembrou que “sob o juramento hipocrático e os princípios fundamentais da Medicina, todo médico deverá ‘guardar absoluto respeito pelo ser humano e atuar sempre em seu benefício’”.

Citando os mesmos princípios, o conselho registrou que o médico “jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade”’.

Na quinta-feira, o Cremesp há havia iniciado uma sindicância para apurar a divulgação de imagens de um exame de tomografia de Marisa Letícia, a mesma que chegou ao grupo “MED IX”, do qual Gabriela participava. As informações sobre o diagnóstico de Marisa Letícia se espalharam em diversos grupos de Whatsapp.

O Globo

Sobre Agência Imagineers

Veja também!

BANCO CENTRAL ESTUDA O FIM DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campo Neto, afirmou, nesta quinta-feira (10), que a …