Até agora, em Pau dos Ferros, não se havia falado em nenhuma divulgação oficial de pesquisas, mesmo sabendo que diversos trabalhos foram realizados. Entende-se que todos eles foram para consumo interno, ou seja, quando os próprios candidatos contratam as empresas para conhecerem como encontram-se dentro da corrida eleitoral.
A empresa que registrou e contratou a pesquisa, foi o Instituto Seta, e o valor estipulado para o trabalho foi de 2 mil reais. A pesquisa foi registrada e deverá ser divulgada na próxima quinta-feira, 29.
Dentro do seu registro, o RN-08942/2016, ela deverá contar com algumas perguntas, entre elas, em quem o entrevistado vai votar para vereador, isso de forma espontânea, sem mostrar os nomes na disputa. Já de forma estimulada, quando é mostrado o nome de todos os candidatos, o entrevistador vai questionar em quem ele vota para Prefeito de Pau dos Ferros. E quem ele não votaria para assumir a gestão local.
Outro ponto a ser levantado é qual o candidato que deve vencer, na opinião do entrevistado, a eleição em Pau dos Ferros no próximo dia 02 de outubro. Por fim, o pesquisador vai interrogar o eleitor se ele tem possibilidade de mudar de voto e se aprova a gestão do atual prefeito, Fabrício Torquato e do governador do RN, Robinson Faria.
A expectativa cresce sobre quem vai divulgar os números e, por fim, quais os dados a serem apresentados. As informações da pesquisa encontram-se disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, porém, os entrevistadores devem encontrar-se nas ruas coletando os números.
A única coisa certa, além do registro dos trabalhos, serão os “perdedores” tentando desqualificar os números apresentados e os vencedores dando total credibilidade ao trabalho. Cenário típico deste período eleitoral.
Via: Blog do JP