Estudo britânico mostrou que a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca apresenta 92% de efetividade contra a hospitalização pela variante Delta da Covid -19 e que nenhuma morte foi observada entre os pacientes completamente imunizados.
A variante, proveniente da Índia, tem se espalhado rapidamente pelo Reino Unido e já teve casos confirmados no Brasil.
A vacina também demonstrou alta efetividade contra a variante Alpha, identificada pela primeira vez no Reino Unido, com redução de 86% nas internações e sem mortes relatadas.
O estudo da agência de saúde do governo britânico, publicado no dia 14 de junho, envolveu a vacina da AstraZeneca, que no Brasil é produzida pela Fiocruz, e o imunizante da Pfizer.
A pesquisa analisou mais de 14 mil casos da variante Delta que chegaram às emergências dos hospitais ingleses entre 12 de abril e 4 de junho deste ano. Desse total, 166 foram hospitalizados. Foi comparado o risco de internação entre os não vacinados e os vacinados com a primeira e a segunda dose.
Segundo o estudo, a efetividade média em relação à taxa de hospitalização para vacinados com a variante Delta foi similar à da variante Alpha, levando em conta os dois imunizantes