Terça-feira , Novembro 30 2021
decora_publicidade
decora_publicidade
publicidade_reunidas-01
anuncio_baratãodoaçõ
anuncio_forno-de-barro
anuncio_reunidas

Liga Contra o Câncer completa 67 anos no limite do seu orçamento

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer completa 67 anos de fundação esta semana. Fundada em julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado, e a grande referência em tratamento contra o câncer, tanto no aspecto quantitativo (volume de atendimento), quanto qualitativo (recursos técnicos) da região.

A instituição hoje é formada por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela.

 

liga-cancer

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é uma Sociedade civil sem fins lucrativos, e destina cerca de 70% de seu atendimento a pacientes do SUS, como parte de sua missão de levar a melhor assistência oncológica a todos os cidadãos, independente da forma de acesso.

A Instituição comemora seu aniversário com um nível de excelência raro para uma filantrópica, além de ter conseguido dar conta do crescimento da demanda, porém o financiamento da estrutura é seu maior desafio. O enfrentamento do câncer exige recursos caros em equipamentos, medicamentos e equipe técnica. O custeio é complicado e os investimentos são ainda mais difíceis.

Atualmente, a maior dificuldade da instituição é a pressão do aumento de custos sem o correspondente reajuste na receita. Só nos últimos dois anos os salários, parte principal das despesas, aumentaram na casa dos 20%. Aumentou também o número anual de procedimentos realizados em mais de 30%. Em 2015 foram detectados 4.641 novos casos de câncer. Em termos de atendimentos especializados o volume também foi bem significativo: mais de 223 mil aplicações de radioterapia, 43 mil ciclos de quimioterapia e mais de 13 mil cirurgias. Isso tudo sem falar no aumento dos medicamentos e materiais hospitalares.

Sobre Agência Imagineers

Veja também!

ZÉ NETO & CRISTIANO FARÃO SHOW NO VERÃO DE TIBAU 2022

A empresa Fama Produções divulgou no início da noite dessa terça-feira (23), mais uma atração …