Terça-feira , Novembro 30 2021
decora_publicidade
decora_publicidade
publicidade_reunidas-01
anuncio_baratãodoaçõ
anuncio_forno-de-barro
anuncio_reunidas

PAU DOS FERROS/RN – DIA DE FINADOS: DETENTOS LIMPAM CEMITÉRIOS MUNICIPAIS E PREFEITURA DIVULGA HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

O trabalho de sensibilização com a prefeitura de Pau dos Ferros sobre a relevância e vantagens que permitirão a ampliação da ressocialização de presos na cidade, traz benefícios para todos os envolvidos. Essa possibilidade também permite à população rever estigmas sociais, auxiliar quem tem vontade de melhorar a vida e, também, reduzir gastos públicos.

Nesse sentido, a prefeitura municipal firmou convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), para participar de projeto de inclusão social, que utiliza a mão-de-obra dos detentos para serviços de limpeza da cidade.

 

 

Desde a semana passada, internos privados de liberdade da Penitenciária Estadual de Pau dos Ferros, estão realizando uma força tarefa de limpeza e capinagem no Cemitério Público do município, deixando-o pronto para o Dia de Finados, no próximo dia 02/11. Os mesmos presos realizaram serviço de limpeza no entorno do Hospital Regional e, em breve, atuarão em praças, escolas e em outros pontos do município.

O acordo assinado beneficia os dois lados: o município ganha colaboradores para a limpeza de ruas, praças e logradouros, reforçando o quadro para essa função; e os detentos recebem uma chance de recomeçar a vida depois que saírem da penitenciária, menos estigmatizados e tendo oportunidade de trabalho. A Prefeitura de Pau dos Ferros também compreende a importância que a utilização dos serviços dos internos promove a ressocialização deles à comunidade. “Esse projeto carrega uma importante missão com essas pessoas, oferece uma nova chance de atender o indivíduo que está à margem da sociedade, estimulando-o a ter uma vida fora do crime, quando tem a chance de trabalhar. Dessa maneira, a nossa participação nessas iniciativas se faz necessária”, conta a prefeita Marianna Almeida.

Segundo a diretora da penitenciária, Elaine Fontes, sete presos, todos do regime fechado, estão aptos ao trabalho externo. Todo trabalho é supervisionado de perto por policiais penais da unidade e do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP).

Vale salientar que, além da oportunidade de inserção social, o detento, com perfil para participar do projeto, terá redução proporcional, como previsto na lei de execuções penais, da sentença a ser cumprida. As atividades são informadas à Justiça para que a pena possa ser remida. A cada três dias de trabalho, um dia da condenação será reduzido. Se, por exemplo, um detento permanecer no projeto por um ano, terá uma redução de quatro meses da pena cumprida.

SEINFRA reforça horário de funcionamento dos Cemitérios Municipais
No Dia de Finados, diversas pessoas utilizam a data para relembrar e homenagear entes queridos que já se foram. Atitudes como visitar o túmulo ou ir para missas, são algumas das formas escolhidas e que fazem parte dos rituais nostálgicos da data. Para essas demonstrações, os cemitérios, nesta data, costumam ficar repletos de pessoas.

Para as pessoas organizarem suas visitas, a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pela administração dos cemitérios municipais, divulgou o horário de funcionamento durante o feriado do Dia dos Finados, celebrado na terça-feira (02).

O horário de funcionamento dos cemitérios municipais, Parque das Saudades e São Manuel serão das 06:00h às 18:00h.

Sobre Marcos Almeida

Veja também!

ZÉ NETO & CRISTIANO FARÃO SHOW NO VERÃO DE TIBAU 2022

A empresa Fama Produções divulgou no início da noite dessa terça-feira (23), mais uma atração …