Será que algum ser, em algum confim do Universo, está tentando fazer contato? Essa é a pergunta de centenas de especialistas após russos detectarem uma onda potente e misteriosa vindo do deep space.
As ondas estão sendo estudadas pelo Instituto SETI, organização que fica na Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os estudos preliminares, a onda é considerada extremamente potente, o que a torna ainda mais misteriosa.
O sinal foi detectado ainda em 2015 por um radiotelescópio russo que rastreia o céu em busca de sinais estranhos. Há, é claro, a chance de não se tratar de um sinal produzido por alguma forma de vida, mas sim por corpos celestes.
Esse estranho e misterioso sinal vem da direção da HD164595, uma estrela similar ao Sol, que fica na constelação de Hércules, distante cerca de 95 anos-luz da Terra. O fato de a estrela ser similar ao Sol e de já ter sido detectado um planeta em seus arredores animou entusiastas da vida alienígena. Os estudiosos, porém, ainda não fazem nenhum tipo de conclusão.
Os estudos, porém, levaram à conclusão de que caso a antena esteja transmitindo em todas as direções, a energia para produzi-lo seria de 10 elevado a 20 watts. Ou seja, seria feito por uma civilização bastante desenvolvida em relação à nossa.