Segunda-feira , Dezembro 6 2021
decora_publicidade
decora_publicidade
publicidade_reunidas-01
anuncio_baratãodoaçõ
anuncio_forno-de-barro
anuncio_reunidas

Sistema Prisional do RN recebe equipamentos de segurança usados nos jogos olímpicos do Rio

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania já começou a receber equipamentos de segurança que foram usados nas instalações dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro. São sete esteiras com raio-x e 13 portais detectores de metais que serão instalados nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

raio-x

Os portais são equipamentos por onde passam pessoas, capazes de detectar elementos de metal conduzidos no corpo ou nas vestimentas, através de sinal luminoso e sonoro. Os equipamentos já existem em algumas unidades prisionais do Rio Grande do Norte, bem como as esteiras por onde são vistoriados objetos que entram nas unidades prisionais, identificando através de cores e formas bem definidas materiais contidos em bolsas e similares ou em outros tipos de objetos, como alimentação e roupas, por exemplos. As esteiras com raio-x, são usadas na vistoria de bagagens de aeroportos no mundo todo.

Ministro inspeciona segurança no Aeroporto RioGaleão

Receberam os portais os Centros de Detenção Provisória CDP de Apodi, CDP de Assú, CDP de Currais Novos, CDP de Jucurutu, CDP de Parelhas, CDP de Patu, CDP de Pirangi, CDP de Santa Cruz, CDP de Natal, Cadeia Pública de Ceará Mirim, Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Presidio Estadual de Parnamirim e o Presidio Estadual do Seridó.

Foram contemplados com as esteiras a Cadeia Pública de Natal, O Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), Cadeia Pública de Ceará Mirim (em construção), Cadeia Pública de Mossoró, Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negocio, Cadeia Pública de Caraúbas, Presidio estadual do Seridó.

Unidades prisionais do Rio Grande do Norte foram incluídas no primeiro lote de equipamentos e máquinas ofertadas pelo DEPEN, o que tornou possíveis revistas com observância das cautelas legais. Entre os equipamentos duas esteiras com raio X; 18 pórticos/portais detectores de metais; 36 banquetas de Inspeção; 83 detectores manuais de metais. O material foi entregue e instalado em agosto de 2015.

Além disso, ainda como legado das Olimpíadas do Rio, as unidades prisionais de todo o Brasil devem receber brevemente veículos, comprados e usados nas operações de segurança durante os jogos olímpicos. São eles quatro viaturas celas, dois ônibus e dois veículos 4×4. A Sejuc RN adquiriu por outra fonte, quatro furgões. Todos devem integrar a frota e reforçar o trabalho de administração penitenciária da Secretaria da Justiça e da Cidadania do RN.

Os equipamentos devem reforçar e melhorar a qualidade do trabalho efetuado nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

Sobre Agência Imagineers

Veja também!

COMISSÃO DA CÂMARA FAZ AUDIÊNCIA NA QUARTA SOBRE PISO PARA ENFERMAGEM

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira …