Domingo , Julho 25 2021
decora_publicidade
decora_publicidade
publicidade_reunidas-01
anuncio_baratãodoaçõ
anuncio_forno-de-barro
anuncio_reunidas
anuncio_gnet

VACINAÇÃO DE 75% DO PÚBLICO-ALVO CONTROLA VÍRUS, AFIRMA BUTANTAN

A pandemia do novo coronavírus é controlada após 75% da população-alvo ser vacinada com duas doses da CoronaVac. A conclusão é de estudo do Instituto Butantan desenvolvido na cidade paulista de Serrana, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (31).

Segundo a pesquisa, a imunização em massa em Serrana reduziu o número de mortes em 95%, diminuiu as internações em 85% e os casos sintomáticos da Covid-19 em 80%. Neste estudo, 95% da população de Serrana acima de 18 anos recebeu o imunizante entre fevereiro a abril.

A redução dos indicadores da pandemia foi constatada com a comparação dos dados registrados antes e depois que cerca de 27 mil moradores com mais de 18 anos completaram o ciclo de imunização. “Os resultados demonstram de forma categórica o que poderia estar acontecendo no Brasil inteiro, não fosse o atraso na vacinação. Demonstra também que só existe um caminho para controlar a pandemia: vacina, vacina e vacina para todos os brasileiros”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria.

 

 

Escalonamento

O método usado no ensaio clínico é chamado de implementação escalonada por conglomerados. A cidade foi dividida em 25 subáreas, formando quatro grandes grupos que receberam o imunizante em semanas sucessivas. Segundo o diretor-médico de Pesquisa Clínica do Butantan, Ricardo Palacios, o escalonamento sequencial permitiu avaliar e comparar as quatro áreas vacinadas.

“O resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população. Quando atingida a cobertura de 70% a 75%, a queda na incidência foi percebida até no grupo que ainda não tinha completado o esquema vacinal”, acrescentou Palácios.

Sobre Marcos Almeida

Veja também!

NATAL ADIA EM UMA SEMANA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal comunicou, nesta quinta-feira (22), o adiamento do …