A Internacional Federation of Medical Students’ Association of Brazil (IFMSA Brazil) é uma organização não governamental, suprapartidária e sem fins lucrativos, formada por estudantes de medicina de todo o Brasil.
Atualmente, está presente em 83 faculdades de Medicina em 24 estados do Brasil, incluídos os comitês locais (LCs) UFRN e UnP. Representa nacionalmente a IFMSA, maior entidade estudantil do planeta, ligada a diversas agências mundiais como a ONU, UNICEF, OMS, UNESCO, realizando intercâmbios internacionais e nacionais entre estudantes de medicina, podendo ter ênfase em clínica, cirurgia ou pesquisa. Além disso, através de comitês permanentes, promove projetos, campanhas e eventos em saúde pública, sexualidade, humanização, direitos humanos e educação médica, inserindo seus estudantes num contexto teórico e prático de transformação global.
O Comitê Permanente de Saúde Pública, SCOPH, visa tornar-se referência no treinamento e pilar no aprendizado de estudantes de medicina, empoderando-os com conhecimentos, habilidades e valores para o trabalho, principalmente local, de assuntos relacionados à saúde pública, incluindo aspectos globais da saúde, políticas em saúde, prevenção de doenças e promoção e educação em saúde.
Sobre a ação: Marcos Vinícius Soares com Maria Daniela e outras 2 pessoas.
Tendo em vista o aumento da incidência de casos sintomáticos por arbovírus por todo o interior do RN, por consequência de uma precária educação em saúde , que faz perpetuar o descuido de grande parte da população em manter seus ambientes domiciliares e peridomiciliares isentos de focos para reprodução dos vetores transmissores do dengue, chikungunya e zika a International Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA Brazil) acredita que é de fundamental importância que essa população seja corretamente orientada pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) sobre a eliminação dos focos nos seus domicílios e demais medidas de prevenção. Disseminando o conhecimento de que a comunidade tem papel fundamental no controle do vetor e na consequente redução de casos de arboviroses. É com esse intuito, que temos a honra de convidar a todos os ACS e ACE do município de Alexandria-RN, para comparecerem no dia 15 de julho, às 08:00 horas, à câmara municipal, onde será realizado o evento “Xô mosquito: ACS e ACE na linha de frente no combate ao Aedes”, que contará com uma capacitação sobre o combate e prevenção dos vetores, assim, sendo possível esclarecer as dúvidas dos ACS e ACE tanto sobre os meios eficazes de combate ao vetor, quanto uma melhor orientação sobre essas arboviroses, objetivando disseminar esses conhecimentos para população, possibilitando, diminuir os casos de dengue, chikungunya e zika se todos trabalharem de forma conjunta com os agentes contra os mosquitos, principalmente, o Ae. aegypti.
Tendo em vista o aumento da incidência de casos sintomáticos por arbovírus por todo o interior do RN, por consequência de uma precária educação em saúde , que faz perpetuar o descuido de grande parte da população em manter seus ambientes domiciliares e peridomiciliares isentos de focos para reprodução dos vetores transmissores do dengue, chikungunya e zika a International Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA Brazil) acredita que é de fundamental importância que essa população seja corretamente orientada pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) sobre a eliminação dos focos nos seus domicílios e demais medidas de prevenção. Disseminando o conhecimento de que a comunidade tem papel fundamental no controle do vetor e na consequente redução de casos de arboviroses. É com esse intuito, que temos a honra de convidar a todos os ACS e ACE do município de Alexandria-RN, para comparecerem no dia 15 de julho, às 08:00 horas, à câmara municipal, onde será realizado o evento “Xô mosquito: ACS e ACE na linha de frente no combate ao Aedes”, que contará com uma capacitação sobre o combate e prevenção dos vetores, assim, sendo possível esclarecer as dúvidas dos ACS e ACE tanto sobre os meios eficazes de combate ao vetor, quanto uma melhor orientação sobre essas arboviroses, objetivando disseminar esses conhecimentos para população, possibilitando, diminuir os casos de dengue, chikungunya e zika se todos trabalharem de forma conjunta com os agentes contra os mosquitos, principalmente, o A. aegypti.
Marcos Vinícius Soares
A ação é uma realização conjunta dos Comitês Locais da IFMSA Brazil da UFRN e UnP, junto com a Prefeitura Municipal de Alexandria, e conta com o apoio do Centro de Imagem Elizabete Dantas (CIED), Laboratório Dr. Jânio Melo, Barriguda News, Novo Clique.