Aconteceu no pontinho de cultura, de Major Sales a abertura do projeto “Deixe a Criança Brincar na Brinquedoteca Itinerante”patrocinado pelo BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal. O evento cultural contou com a presença de autoridades locais, represente do Banco do Nordeste, equipe da Associação Comunitária Sócio Cultural e visitantes de outros municípios, mas os protagonistas da festa foram as famílias e as crianças, beneficiários diretos do referido projeto.
O Projeto “Deixe a criança Brincar na Brinquedoteca Itinerante” é uma ação da Associação comunitária Sócio Cultural de Major Sales – Ponto de Cultura Tear Cultural, patrocinado pelo Banco do Nordeste/BNDES, que irá promover o resgate das brincadeiras e brinquedos tradicionais populares além de disponibilizar outros jogos e brinquedos. É uma ação de âmbito regional. Quem não se lembra dos cozinhados, dos guisados debaixo das mangueiras, das rodas e brincadeiras cantadas em noite de lua, do silêncio e carreiras do esconde-esconde, do jogo de pedra, de castanha, das sementes, dos cacos de telha aparados, das aratacas, dos balanços, dos galamates, das fundas, do pião, da carrapeta, do boneco de casca de melancia, da peteca, da bola de meia, o carro de lata e muito mais?
O brincar por brincar é que define o que é ser criança, sua natureza, sua índole, seu destino.
OBJETIVOS DO PROJETO
• Difundir e divulgar a cultura da infância;
• Ofertar espaços de descoberta;
• Criar situações e espaços nos quais a brincadeira aconteça de forma livre, criativa e experimental;
• Dialogar com o saber cultural da ancestralidade através da interação entre crianças e idosos durante o resgate dos jogos e brincadeiras;
• Valorizar as cantigas de rodas, os brinquedos populares, os jogos antigos enfim a identidade cultural da infância;
• Realizar oficinas de brincadeiras e construção de brinquedos populares antigos com material de sucata;
•Garantir o direito de brincar através da briquedoteca intinerante que irá ofertar o resgaste de brinquedos e brinmcadeiras populares do sertão;
• Refletir e valorizar a arte e a cultura regional e universal;
• Responder ao interesse da população regional;
•Contribuir para o fortalecimento da atuação do programa BNB cultural.
Na ocasião ocorreu a apresentação cultural do projeto em andamento Caboclos de Major Sales – Malhação de Judas, que também é patrocinado pelo BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal. O referido projeto objetiva editar um caderno literário com a história dos caboclos e ofertar oficinas educativas culturais para crianças e adolescentes residentes no município de Major Sales.